Altivo Floresta atinge excelência em produtividade florestal

A empresa Altivo Floresta vem recebendo assessoria técnica da RR Agroflorestal desde 2008, sendo que os serviços prestados englobam desde a avaliação das áreas de plantio, orientação sobre os materiais genéticos disponíveis no mercado e mais indicados para a condição de solo e clima da região de plantio, recomendação de espaçamentos, adubações de plantio e coberturas, monitoramento nutricional visando adubações corretivas até práticas de manejo de acordo com a(s) finalidade(s) do uso final da madeira.

As florestas da Altivo Floresta situam-se ao redor dos municípios de Martinho Campos e Papagaios em Minas Gerais, com plantios de diferentes idades. Chama atenção os plantios mais novos da fazenda Buriti Torto, com espaçamento entre árvores de 6 x 1,5 m, que aos 1,5 anos após o plantio apresenta excelente crescimento inicial e aspecto nutricional (Figura 1).

Figuras 1 e 2 - Plantios de alta qualidade com idades 1,5 e 4 anos de idade, respectivamente - Altivo Floresta/MG

Figuras 1 e 2 – Plantios de alta qualidade com idades 1,5 e 4 anos de idade, respectivamente – Altivo Floresta/MG

Ainda nessa fazenda, os plantios mais velhos (Figuras 2), plantados em dezembro de 2008 apresentam um IMA(s) (m3/ha/ano) extremamente satisfatórios, sendo superiores a 50 m3/ha/ano aos 4 anos de idade. Outro destaque tem sido os plantios feitos em fileira dupla no sistema silvopastoril (Figuras 3 e 4), que estão localizados na fazenda Taquara, sendo que a previsão de produtividade em função do volume atual dessas florestas, é de IMAs superiores a 60 m3/ha/ano quando atingirem a idade de corte. Os resultados obtidos são mérito não apenas do investimento realizado em fertilização, mas também do controle de qualidade das operações de plantio e manutenção da floresta, condições essenciais para que a floresta obtenha as respostas esperadas em produtividade.

Figuras 3 e 4 - Florestas no sistema silvopastoril (fileiras duplas) com 2 anos e 4 anos apresentando excelente desenvolvimento - Altivo Floresta/MG

Figuras 3 e 4 – Florestas no sistema silvopastoril (fileiras duplas) com 2 anos e 4 anos apresentando excelente desenvolvimento – Altivo Floresta/MG

Reportagem publicada na Revista RR Agroflorestal / Addubare, página 14
Marcos Matoso Marques

Imagem da reportagem na publicação:

Reportagem Altivo Floresta

Reportagem Altivo Floresta